terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Dormir para reforçar a memória

“Reforçar uma lembrança enquanto se dorme pode ser mais eficaz do que quando se está acordado, revela um estudo realizado por universidades alemãs e suíças e publicado na revista “Nature”.


Uma equipa de investigadores, liderada por Björn Rasch, treinou a memória de vários voluntários que colaboraram neste estudo e aprenderam a relacionar um cheiro com a localização de um objecto, de forma a que quando sentissem determinado aroma se lembrassem imediatamente de onde este estava. 
Após esta ligação ter sido estabelecida, o reforço da memória foi feito em alguns participantes enquanto dormiam e noutros nos momentos em que estavam acordados, através da libertação do cheiro que correspondia ao artigo que tinham de saber onde se localizava.

Com esta experiência, os investigadores verificaram que  as pessoas cuja memória foi reforçada durante o sono lembravam-se com mais precisão da localização do objecto. Já a lembrança dos participantes submetidos a testes enquanto estavam despertos tinha perdido intensidade e era mais fraca do que a do grupo anterior. 
Para se certificarem destes resultados, os cientistas realizaram ressonâncias magnéticas aos participantes do estudo e demonstraram que as partes do cérebro activadas enquanto recorriam à memória eram diferentes, dependendo do momento em que esta tinha sido estimulada.
Segundo os cientistas, este estudo pode ter implicações clínicas na área das neurociências para o tratamento de vários problemas, como o stress pós-traumático.

Figure 2: Brain activity associated with odor-induced memory reactivation during wakefulness and sleep.”     (Atividade cerebral associada com odor – reativação da memória induzida durante a vigília e o sono)

Brain activity associated with odor-induced memory reactivation during wakefulness and sleep.

(a) During wakefulness, brain activity during 30-s odor-on periods in the reactivation condition (that is, odor during learning and during the wake retention interval) was increased in the lateral prefrontal cortex (PFC) as compared with the no-reactivation condition (odor only during the retention interval). (b) During SWS, odor presentation strongly activated the left anterior hippocampus only when it was previously paired with the learning material. (c) During SWS, the retrosplenial cortex also showed stronger activation in the reactivation than in the no-reactivation condition. Coronal and sagittal sections are shown, thresholded at P < 0.001 uncorrected, superimposed on a T1-template image. (df) Parameter estimates of the peak voxel in the lateral PFC, left hippocampus and retrosplenial cortex for all four experimental conditions. Values are mean ± s.e.m. P values, significant interactions for 'sleep-wake' × 'reactivation–no reactivation'.

Leia o artigo na íntegra…

Fonte:

Nature Neuroscience

CiênciaHoje

Hipnose beneficia o sistema imunológico



FONTE: www.naturalnews.com Tradução: www.sbhh.org.br
“…Uma pesquisa realizada na Universidade Estadual de Washington, em Pullman, E.U.A., descobriu que a hipnose reforça dois diferentes tipos de células do sistema imunológico que combatem as doenças. …
…Os resultados mostraram que os participantes que receberam a hipnose apresentaram um aumento importante em dois tipos de células brancas do sangue. Aqueles que eram altamente hipnotizáveis e receberam hipnose apresentaram o maior aumento de células brancas. Isso mostra que a hipnose pode ajudar as pessoas a aumentar sua contagem de células brancas do sangue e, assim, incrementar o seu sistema imunológico, permitindo um melhor combate às doenças (Ruzyla-Smith).
Pesquisadores da
Universidade Estadual de Ohio determinaram que a hipnoterapia pode impedir o enfraquecimento do sistema imunológico devido ao estresse.
… Quando a hipnose é induzida ...

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Estudo revela que quando nos comparamos com os outros ficamos mais infelizes

…“Segundo os pesquisadores, muita gente ficou decepcionada com a vida que levava quando entrou no Facebook e navegou pela aparente vida perfeita dos amigos. Por outro lado, se disséssemos aos outros que estamos infelizes ficaríamos todos felizes no longo prazo.”

…”Parte do problema é que emoções negativas, como tristeza, estresse ou solidão geralmente não são mostradas em lugares públicos. Para muita gente, uma noite fora com os amigos é melhor do que ficar em casa vendo TV, por isso tendemos a ser felizes quando passamos o tempo com pessoas queridas.

O resultado é que "as pessoas acabam vendo os amigos sorrindo em encontros sociais e acham que estão sempre felizes", explica Alex Jordan, autor do estudo e doutor em psicologia.”…

Minhas considerações…

Em minha vida ouvi muitas frases de efeito em momentos cruciais. Elas servem para aumentar ou diminuir a angustia de determinadas situações. Dependendo é claro, de quem as pronuncia, porque o estrago pode ser enorme e atrapalhar toda a vida! Funcionam como uma ordem a seguir…

Uma frase interessante referindo-se ao tema comparação é “Quando me comparo me enobreço e quando me analiso me entristeço”. Ouvi esta frase de um amigo que estava econômica e profissionalmente muito bem. Mas feliz, é outra história… Não é uma frase totalmente negativa, mas há o que pensar!

Observo inúmeras pessoas que compram, viajam, trabalham, se casam, estudam, entre outras coisas, apenas para copiar o ilusório sucesso do vizinho, do amigo, da sociedade… e continuam infelizes e angustiados!

Sempre percorri o mundo dos livros e dos mestres que tanto me ensinam. Entendo que mestres são todas as pessoas que passam por minha vida e me estimulam a pensar. Então aprendi que só podemos ou devemos nos comparar com a gente mesmo, pois qualquer comparação externa, nos leva ao céu ou ao inferno. Sempre existirão pessoas melhores que eu, assim como existirão as piores. O mundo é repleto de diversidades e adversidades. É repleto de possibilidades que aproveito ou não! O tempo passará… Posso perdê-lo invejando alguns ou realizar aquilo que para mim é um sucesso.

Não há formula ou caminho mágico. Tristezas, angustias e crises inesperadas acontecem sempre. Podemos olhar o passado e reconhecer que não sabíamos nem andar! Também podemos imaginar um futuro muito agradável! Mas uma coisa é certa, só agora podemos tomar consciência da vida atual e aproveitar as oportunidades disponíveis sem que qualquer comparação depreciativa atrapalhe o caminho, até porque como diz uma outra frase reflexiva,”Caminhante não há caminho. Faz-se o caminho ao caminhar”

Aproveite enquanto viver!!!

por Marly Molina

Leia o artigo da pesquisa na íntegra…

Fonte: Portal da administração

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Como experiências passadas influenciam nossas escolhas futuras

…"Estes resultados explicam, ao nível do circuito neuronal, o fenômeno através do qual um conhecimento prévio influencia nossas decisões quando nos deparamos com uma situação nova," disse Dragoi.

"Isso explica em parte porque os indivíduos diferentes formam representações diferentes e respondem de forma diferente quando confrontados com a mesma situação."…

        

Uma coisa é certa, ratos e seres humanos são diferentes, apesar de os dois serem passíveis de manipulação e modelação…

Na história da Psicologia, a dificuldade de entender e lidar com o aspecto interior e não observável da mente, estimulou behavioristas como Skinner e Pavlov a desenvolver estudos experimentais sobre o comportamento, o que proporcionou à Psicologia o status de ciência. Hoje, com as novas tecnologias, é possível ir além e observar circuitos neurais que disparam à medida que animais e seres humanos são mapeados em laboratório, agindo ou reagindo às experiências reproduzidas em ambientes específicos.

E assim, na prática clínica, me deparo com uma série de comprovações científicas, inúmeras teorias psicológicas desde a Psicanálise à Psicoterapia Breve, e outras tantas técnicas desenvolvidas com base no que se pensa até o momento a respeito do ser humano. Ufa!, haja coração e claro, muito estudo e raciocínio! Além do mais, não posso esquecer minha própria experiência de vida que influencia minha maneira de pensar, sentir e agir – lembrando das aulas na faculdade sobre transferência e contratransferência - e do quanto preciso atentar aos padrões desenvolvidos por mim para lidar com pacientes em função de minha profissão... Sócrates, ao consultar os delfos, continua com a razão! Primeiro ele disse, segundo Platão, “Conheça-te a ti mesmo” e depois, para complicar, “Sei que nada sei”.

Portanto, todo e qualquer conhecimento experimental e comprovado, adquirido ou descoberto, serve de base para uma psicoterapia que facilite mudanças nos padrões mentais e emocionais, pois enquanto o “peso” do passado continuar dominando mente/emoções, e os circuitos neurais mantiverem o mesmo percurso, a possibilidade de liberdade e felicidade serão apenas uma ilusão no futuro.

Ainda bem que não somos ratinhos e podemos ler este texto, superar o medo inicial do auto-conhecimento afim de escolher caminhos mais agradáveis no labirinto que a vida impõe, com a certeza de que certo, errado e perfeição não existem e o inesperado acontece!

por Marly Molina

leia o artigo da pesquisa na íntegra…

Fonte: Diário da Saúde

Powered By Blogger