quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Como experiências passadas influenciam nossas escolhas futuras

…"Estes resultados explicam, ao nível do circuito neuronal, o fenômeno através do qual um conhecimento prévio influencia nossas decisões quando nos deparamos com uma situação nova," disse Dragoi.

"Isso explica em parte porque os indivíduos diferentes formam representações diferentes e respondem de forma diferente quando confrontados com a mesma situação."…

        

Uma coisa é certa, ratos e seres humanos são diferentes, apesar de os dois serem passíveis de manipulação e modelação…

Na história da Psicologia, a dificuldade de entender e lidar com o aspecto interior e não observável da mente, estimulou behavioristas como Skinner e Pavlov a desenvolver estudos experimentais sobre o comportamento, o que proporcionou à Psicologia o status de ciência. Hoje, com as novas tecnologias, é possível ir além e observar circuitos neurais que disparam à medida que animais e seres humanos são mapeados em laboratório, agindo ou reagindo às experiências reproduzidas em ambientes específicos.

E assim, na prática clínica, me deparo com uma série de comprovações científicas, inúmeras teorias psicológicas desde a Psicanálise à Psicoterapia Breve, e outras tantas técnicas desenvolvidas com base no que se pensa até o momento a respeito do ser humano. Ufa!, haja coração e claro, muito estudo e raciocínio! Além do mais, não posso esquecer minha própria experiência de vida que influencia minha maneira de pensar, sentir e agir – lembrando das aulas na faculdade sobre transferência e contratransferência - e do quanto preciso atentar aos padrões desenvolvidos por mim para lidar com pacientes em função de minha profissão... Sócrates, ao consultar os delfos, continua com a razão! Primeiro ele disse, segundo Platão, “Conheça-te a ti mesmo” e depois, para complicar, “Sei que nada sei”.

Portanto, todo e qualquer conhecimento experimental e comprovado, adquirido ou descoberto, serve de base para uma psicoterapia que facilite mudanças nos padrões mentais e emocionais, pois enquanto o “peso” do passado continuar dominando mente/emoções, e os circuitos neurais mantiverem o mesmo percurso, a possibilidade de liberdade e felicidade serão apenas uma ilusão no futuro.

Ainda bem que não somos ratinhos e podemos ler este texto, superar o medo inicial do auto-conhecimento afim de escolher caminhos mais agradáveis no labirinto que a vida impõe, com a certeza de que certo, errado e perfeição não existem e o inesperado acontece!

por Marly Molina

leia o artigo da pesquisa na íntegra…

Fonte: Diário da Saúde

Powered By Blogger