quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Estudo revela que quando nos comparamos com os outros ficamos mais infelizes

…“Segundo os pesquisadores, muita gente ficou decepcionada com a vida que levava quando entrou no Facebook e navegou pela aparente vida perfeita dos amigos. Por outro lado, se disséssemos aos outros que estamos infelizes ficaríamos todos felizes no longo prazo.”

…”Parte do problema é que emoções negativas, como tristeza, estresse ou solidão geralmente não são mostradas em lugares públicos. Para muita gente, uma noite fora com os amigos é melhor do que ficar em casa vendo TV, por isso tendemos a ser felizes quando passamos o tempo com pessoas queridas.

O resultado é que "as pessoas acabam vendo os amigos sorrindo em encontros sociais e acham que estão sempre felizes", explica Alex Jordan, autor do estudo e doutor em psicologia.”…

Minhas considerações…

Em minha vida ouvi muitas frases de efeito em momentos cruciais. Elas servem para aumentar ou diminuir a angustia de determinadas situações. Dependendo é claro, de quem as pronuncia, porque o estrago pode ser enorme e atrapalhar toda a vida! Funcionam como uma ordem a seguir…

Uma frase interessante referindo-se ao tema comparação é “Quando me comparo me enobreço e quando me analiso me entristeço”. Ouvi esta frase de um amigo que estava econômica e profissionalmente muito bem. Mas feliz, é outra história… Não é uma frase totalmente negativa, mas há o que pensar!

Observo inúmeras pessoas que compram, viajam, trabalham, se casam, estudam, entre outras coisas, apenas para copiar o ilusório sucesso do vizinho, do amigo, da sociedade… e continuam infelizes e angustiados!

Sempre percorri o mundo dos livros e dos mestres que tanto me ensinam. Entendo que mestres são todas as pessoas que passam por minha vida e me estimulam a pensar. Então aprendi que só podemos ou devemos nos comparar com a gente mesmo, pois qualquer comparação externa, nos leva ao céu ou ao inferno. Sempre existirão pessoas melhores que eu, assim como existirão as piores. O mundo é repleto de diversidades e adversidades. É repleto de possibilidades que aproveito ou não! O tempo passará… Posso perdê-lo invejando alguns ou realizar aquilo que para mim é um sucesso.

Não há formula ou caminho mágico. Tristezas, angustias e crises inesperadas acontecem sempre. Podemos olhar o passado e reconhecer que não sabíamos nem andar! Também podemos imaginar um futuro muito agradável! Mas uma coisa é certa, só agora podemos tomar consciência da vida atual e aproveitar as oportunidades disponíveis sem que qualquer comparação depreciativa atrapalhe o caminho, até porque como diz uma outra frase reflexiva,”Caminhante não há caminho. Faz-se o caminho ao caminhar”

Aproveite enquanto viver!!!

por Marly Molina

Leia o artigo da pesquisa na íntegra…

Fonte: Portal da administração

Powered By Blogger