sexta-feira, 22 de abril de 2011

Cientistas descobrem área do cérebro relacionada com o constrangimento

Minhas reflexões…
Descobertas são muito interessantes, principalmente porque “tiram a coberta” de algo existente a priori. Dai podemos tratar doenças degenerativas e ajudar a sociedade encontrar o equilíbrio entre os extremos, no caso em questão, entre a inibição paralisadora e a desinibição exacerbada.
Respeito e responsabilidade por ações deveriam ser ensinados - mas não são... Refletir, criticar e modificar pensamentos, sentimentos e comportamentos que impedem o bem viver e que nos tornam livres, deveriam ser ensinados - mas também não são… Isto não acontece! Já parou para pensar por quê?!! Não interessa ensinar estas virtudes pois teríamos uma população pensante e não manipulável!
Erroneamente o “BEM VIVER” resumiu-se em “pense e faça tudo o que te dá prazer sem nunca considerar teu semelhante”. 
As autoridades e os responsáveis por ensinar, aqueles que deveriam dar o exemplo, também se rebelaram contra as questões morais e éticas, aproveitando o movimento “libertador”, para encherem seus cofres de mais e mais dinheiro às custas da ignorância de uma sociedade mau educada.
Mudar a constituição sem antes dar educação é um erro crasso.
Álcool, drogas e liberdade sem responsabilidade induzem à desinibição artificial e não-consciente. Jovens e adultos desorientados, deseducados  e por consequência, manipuláveis, creem que estão modificando seu status e suas relações, quando em verdade estão apenas enriquecendo alguns e o pior de tudo, desorganizando um cérebro finito e comportando-se, em alguns casos de forma em que os danos são irreparáveis.
Paradoxalmente nossa sociedade é induzida ao erro. Pensar e refletir torna-se privilégio de filósofos, cientistas, políticos, autoridades e manipuladores.
Toda ciência humana, biológica ou exata, governo e filosofias teístas e ateísta, existem para servir à sociedade e não para servirem-se dos beneficio da manipulação egoísta e hedonista.
Liberdade não é sinônimo de libertinagem, nem de irresponsabilidade consigo mesmo ou com outros. A auto-consciência produz raciocínios e sentimentos equilibrados e claro também ajuda a desinibir o que em tempos passados inibia. Isto é maturidade!
Por tanto, vergonha é o resultado da consciência em ter realizado um ato impróprio a si ou ao outro, um ato contrário aos princípios morais que por escolha livre estabeleceu seguir. Aprender a errar sem medo da crítica externa também é amadurecer, e assim corrigir o que considera um erro. Os auto-conscientes, apresentam em maior volume a área relacionada à vergonha e à recompensa. Sabem pensar, sentir, refletir, criticar e comportar-se. São amadurecidos e livres. O córtex pré-frontal mantem-se alerta sobre valores escolhidos! Valores que alguns não aprenderam, outros não se dispõe a usar (os sem vergonha!) e as pessoas com demência que perderam a consciência disto…
Em qual situação você se percebe? Consegue pensar e sentir sobre isto?!
por Marly Molina
Segue parte do texto sobre a descoberta:
“Segundo um novo estudo, o sentimento de vergonha, que vem com experiências como assistir um vídeo antigo que lhe mostra cantando, é isolado em um tecido no fundo de seu cérebro.
…é focado em uma área chamada córtex cingulado anterior pregenual; este tecido reside profundamente dentro do cérebro, acima e à direita.
A região é fundamental na regulação de muitas funções automáticas do corpo, como batimentos cardíacos, sudorese e respiração. Também participa de várias funções relacionadas com o pensamento, incluindo emoções, comportamentos de busca da recompensa (como os envolvidos no tratamento de dependências) e tomada de decisão. Tem um duplo papel em ambas as reações motoras e viscerais.
Quando você perde a área, perde a resposta ao sentimento de vergonha.
O tamanho e a forma das regiões do cérebro têm sido associados com diferenças de personalidade. Os cientistas acreditam que quanto maior for uma região particular do cérebro, mais poderosa são as funções associadas a ela.
…Por exemplo, os extrovertidos têm grandes centros de processamento de recompensas, enquanto as pessoas ansiosas e auto-conscientes têm grandes centros de detecção de erro. Muitas pessoas altruístas têm áreas maiores associadas com a compreensão de outras crenças.
…Quando os pesquisadores escanearam seus cérebros, notaram que quanto menos auto-consciente e envergonhado os participantes eram, menor era a região em seu córtex cingulado.
Mudanças comportamentais e sociais tendem a acontecer antes de outros sintomas que se manifestam mais claramente. Segundo os cientistas, uma melhor compreensão das alterações emocionais que ocorrem nestas doenças poderia ser útil para detectá-la quando o diagnóstico ainda não é tão óbvio.
Fontes: LiveScience; Hypescience
Powered By Blogger