segunda-feira, 29 de junho de 2009

Globo Vídeos - VIDEO - Cresce assustadoramente o uso da droga da obediência no Brasil

Globo Vídeos - VIDEO - Cresce assustadoramente o uso da droga da obediência no Brasil

 

O maior problema que crianças e adolescentes enfrentam é a falta de orientação de pais e Instituições educacionais. É quando criança, que disciplina, atenção, respeito, entre outras virtudes, devem ser ensinadas e cultivas pelos pais e na sequência pelas escolas.

Quando crianças não são orientadas em focar atenção nos afazeres e não são treinadas na disciplina – fazer o que não se gosta em um determinado tempo, para alcançar a longo prazo o que se quer – tornam-se impulsivas, consumistas, imediatistas e não conseguem desenvolver habilidades e potenciais para tornarem-se adultos bem sucedidos e equilibrados. Os pais perdem a autoridade nunca ensinada e cobram das escolas disciplina e boas notas. Ainda é pior quando pais acusam as escolas de não ensinarem bem os filhos. Os professores também não conseguem respeito e mais desorientados ficam as crianças e adolescentes. Quando esta situação se estabelece, a escola quer uma atitude dos pais, pois a criança/ adolescente torna-se incontrolável e intolerável. Neste momento delicado, fica mais  fácil levá-los ao médico/psiquiatra para que um psicotrópico resolva o problema rapidamente. Esse é o imediatismo e consumismo de pais e escolas.

Cuida-se dos efeitos e não da causa do problema. Quem mais sofre com esta situação são os jovens que se percebem fora do contexto sem entender o porquê.

Claro que em situações extremas, o medicamento deve ser utilizado junto com orientação aos pais, e uma reorientação psicológica e educacional à criança e adolescente.

Crianças e adolescentes precisam de boa educação para desenvolverem-se saudáveis em todas as áreas da vida.

Quem será o vilão desta história?

O que deve ser modificado?

Que os responsáveis por crianças e adolescentes façam uma reflexão profunda sobre o presente e futuro delas.

por Marly Molina

Powered By Blogger