sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Casais, filhos e as realizações de cada fase.

Parece que as coisas estão mudando para melhor! A responsabilidade por viver bem e a realização de antigos projetos ou a criação de novos pode ser retomada quando a tarefa de educar e criar filhos não é mais necessária em tempo integral. A construção dos filhos é uma fase importante, que requer atenção e dedicação. Não há necessidade em fixar papeis adquiridos pelo resto da vida. Criar filhos não é um fardo, é apenas uma fase de riqueza e aprendizado que optamos experimentar e nos permite sabedoria para viver bem as próximas e novas fases que virão!

por Marly Molina

COMPORTAMENTO

Casais realizam antigos sonhos após saída dos filhos de casa

19/02/2009 - 20:00 | Da equipe Portal VIA

 

"Vocês já são homens. É hora de seguir seus próprios caminhos", disse o desenhista e professor universitário Fábio Mestriner, em 2000, aos filhos Igor, então com 19 anos, e Bruno, 17. O caçula foi morar com uma tia, o mais velho dividiu apartamento com um amigo, e Fábio recomeçou a vida com sua mulher, Ana Carletto, como no dia do seu casamento, há 32 anos.
O casal vendeu a casa -então quartel-general dos amigos dos filhos tomado por duas bandas, namoradas e torcidas de futebol- e mudou-se para um pequeno apartamento. De móveis, levaram apenas um colchão -como em 1976, quando alugaram um apartamento.
E agora realizam um projeto de quando se casaram: com o dinheiro da venda da casa, compraram um terreno ao lado de uma reserva florestal e constroem uma casa onde poderão trabalhar com arte. Os filhos serão apenas convidados.
A idéia de transformar a saída de casa dos filhos numa época de planos comuns a serem realizados e tempo (de qualidade) a ser compartido tem ganhado força. E derrubado a teoria de que a mudança deixava o ninho vazio e um rastro mais de tristeza do que de alívio.
Estudo da Universidade da Califórnia (EUA), que analisou por 18 anos a satisfação com o casamento de 123 mulheres, mostrou que a qualidade do tempo que os parceiros passam juntos melhorou com os anos.
As entrevistadas julgaram o próprio relacionamento conjugal desde os 40 anos, quando os filhos ainda moravam com a família, até os 60 anos, quando eles já tinham deixado a casa.
Os resultados mostraram que as mulheres se tornavam mais felizes com os anos. "Os casais se tornaram mais felizes com o casamento. Não houve evidência de que o ninho vazio fosse devastador para as mães", disse à reportagem Sara Gorchoff, do Departamento de Psicologia da Universidade da Califórnia.
O "ninho vazio" não representou apenas mais tempo ao lado do outro. A pesquisa mostrou que a companhia ganhou mais qualidade -fator fundamental para que a satisfação com o casamento se elevasse. "Para o casal, é uma forma de aproximação, a oportunidade de retomar projetos inacabados ou interrompidos pela chegada dos filhos. Isso é um aspecto positivo", analisa Silvia Pereira Benetti, professora do programa de pós-graduação em psicologia da Unisinos (Universidade do Vale do Rio dos Sinos).
Fonte: As informações são da Folha Online.

Fonte: Gazeta do Sul

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

CRISE e o VENTO…

O Texto a seguir reúne algumas definições sobre CRISE. Parece-me importante refletir sobre elas.

Acrescento aqui alguns frases que auxiliam na reflexão:

  • Pense diferente! Tire o “s” da CRISE…
  • Mudança, a única certeza estável!

Vamos aproveitar as oportunidades que as situações da vida nos oferece!

BOA CRISE A TODOS NÓS!!!

por Marly Molina

Saúde em Pauta

Colunista: Adriana Karla - Enfermeira
- 03/02/2009

Atualmente, crise é a palavra que mais temos ouvido falar. Crise no mercado financeiro, crise no mercado imobiliário, crise mundial... O termo oriundo do latim tem a mesma equivalência da palavra vento. Ou seja, um fenômeno gerado por mudanças ou movimentos, influenciado por diversos fatores, sejam eles internos ou externos.
No campo da Psicologia, o conceito de crise é explicado como toda a situação de mudança a nível biológico, psicológico ou social, que exige da pessoa ou do grupo, um esforço suplementar para manter o equilíbrio ou estabilidade emocional. Pode ser definida como uma fase de perda, ou uma fase de substituições rápidas, em que se pode colocar em questão o equilíbrio da pessoa.
Embora uma crise nos deixe vulneráveis e nos imponha a níveis elevados de estresse precisamos estar preparados para enfrentar as situações adversas e termos a capacidade de adaptação.
A atitude e o comportamento do indivíduo frente a momentos difíceis é muito importante, ou seja, saber gerenciá-los é fundamental para manter a saúde e o bem estar biopsicossocial.
Um estilo de vida saudável é a escolha de um conjunto de ações habituais que favorecem o bem-estar, a saúde e a melhoria da qualidade de vida é o processo de capacitação para atuar no controle dos fatores determinantes da saúde.

Fonte: EMPAUTA.NET - PARA QUEM TEM PRESSA DE NOTÍCIA.

Powered By Blogger