quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

CRISE e o VENTO…

O Texto a seguir reúne algumas definições sobre CRISE. Parece-me importante refletir sobre elas.

Acrescento aqui alguns frases que auxiliam na reflexão:

  • Pense diferente! Tire o “s” da CRISE…
  • Mudança, a única certeza estável!

Vamos aproveitar as oportunidades que as situações da vida nos oferece!

BOA CRISE A TODOS NÓS!!!

por Marly Molina

Saúde em Pauta

Colunista: Adriana Karla - Enfermeira
- 03/02/2009

Atualmente, crise é a palavra que mais temos ouvido falar. Crise no mercado financeiro, crise no mercado imobiliário, crise mundial... O termo oriundo do latim tem a mesma equivalência da palavra vento. Ou seja, um fenômeno gerado por mudanças ou movimentos, influenciado por diversos fatores, sejam eles internos ou externos.
No campo da Psicologia, o conceito de crise é explicado como toda a situação de mudança a nível biológico, psicológico ou social, que exige da pessoa ou do grupo, um esforço suplementar para manter o equilíbrio ou estabilidade emocional. Pode ser definida como uma fase de perda, ou uma fase de substituições rápidas, em que se pode colocar em questão o equilíbrio da pessoa.
Embora uma crise nos deixe vulneráveis e nos imponha a níveis elevados de estresse precisamos estar preparados para enfrentar as situações adversas e termos a capacidade de adaptação.
A atitude e o comportamento do indivíduo frente a momentos difíceis é muito importante, ou seja, saber gerenciá-los é fundamental para manter a saúde e o bem estar biopsicossocial.
Um estilo de vida saudável é a escolha de um conjunto de ações habituais que favorecem o bem-estar, a saúde e a melhoria da qualidade de vida é o processo de capacitação para atuar no controle dos fatores determinantes da saúde.

Fonte: EMPAUTA.NET - PARA QUEM TEM PRESSA DE NOTÍCIA.

Powered By Blogger