domingo, 8 de maio de 2011

Deus é coisa da sua cabeça

 

Refletindo o tema…

Que maravilhoso ver a ciência comprovando a espiritualidade humana sem a necessidade de provar ou não a existência de Deus! As funções humanas de auto-preservação e auto transcendência  nos revelam espirituais. O filosofo contemporâneo Andre Comte-sponville de forma magistral discorre sobre o tema em seu livro O espírito do ateísmo.
Não importa qual religião simpatizamos, e não é correto entender um ateu sem espiritualidade. Conheço ateus mais espiritualizados do que alguns crentes, dramatizado muito bem no filme “Deus é brasileiro”. Importante é entender a auto-preservação e auto-transcendência, ideia que espiritualiza todos os seres humanos e de quebra poderia acabar com as guerras santas…
Acreditar ou não na existência de um Deus é apenas um detalhe  face ao reconhecimento da espiritualidade.  A palavra religião tem origem no latim e seu significado é religar-se – ligar em si.  Redimir-se, palavra que os religiosos usam costumeiramente, também com origem no latim significa metanóia – mudar de ideia. ...
Powered By Blogger